Campanha “Julho Verde” promove a prevenção e o combate ao câncer de cabeça e pescoço

Chances de cura para o câncer de cabeça e pescoço é de 90%

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) aproveita a Campanha Julho Verde para intensificar os alertas sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer, que, na região da cabeça e pescoço pode chegar ao índice de 90% de cura, se tratado precocemente.

“O compromisso da nossa sociedade em busca de tratamentos cada vez mais eficazes no combate ao câncer e a todas as doenças que acometem a região da cabeça e pescoço é incansável, assim como as ações para orientar a população. A massificação, em âmbito nacional, por todos os órgãos do poder público das informações e orientações a respeito dos cuidados, tratamentos e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço ajuda a salvar vidas. A população precisa estar cada vez mais consciente de que as chances de cura do câncer são muito maiores para os casos diagnosticados precocemente”, reforça a presidente da SBCCP, Dra. Fátima Matos.

Resgate histórico
A SBCCP, que em seus 56 anos vem contribuindo para a promoção da saúde, participou, em 2014, na cidade de Nova Iorque (EUA), da escolha do dia 27 de julho como a data de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Foi um dos resultados do 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço.

Sendo assim, a SBCCP instituiu o Julho Verde no Brasil, ampliando a divulgação do dia 27 de julho como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Essa iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), da União Internacional para o Controle do Câncer, do governo brasileiro, que passou a adotar a data no calendário oficial do Ministério da Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/datas-da-saude/), e com o apoio de entidades afins.

Em 2022, o mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro, pela Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Orientações
A Presidente da SBCCP orienta que todos procurem atendimento médico ao perceberem sintomas e sentirem desconfortos na região do pescoço, boca ou face (confira abaixo os principais sinais).

“É de suma importância não descuidar da saúde e procurar uma unidade de atendimento médico sempre que perceber alterações que sugerem uma possível doença”, reforça Dra. Fátima Matos.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano de 2024 é de que surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluídos nesse total os tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide.

Ficando atento e procurando um especialista na fase inicial da doença, as chances de obter sucesso no tratamento são grandes.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
• Aparecimento de nódulo no pescoço
• Manchas brancas ou avermelhadas na boca
• Ferida que não cicatriza em duas semanas
• Dor de garganta que não melhora em 15 dias
• Dificuldade ou dor para engolir
• Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias

Esses sinais também são causados por outras condições clínicas. Portanto,
é importante conversar com seu médico.

Probabilidade de cura
Os resultados obtidos nos diversos serviços de cirurgia de cabeça e pescoço mostram que o percentual de cura gira em torno de 90%, quando a doença é diagnosticada e tratada em fase inicial.

Para câncer de tireoide - quase 95% em jovens (Fonte: Oswaldo Cruz – Centro Especializado em Oncologia)  https://centrodeoncologia.org.br/tudo-sobre-cancer/cancer-de-tireoide/

Para câncer de boca (cavidade oral) - até 80% de cura. (Fonte: Fundação do Câncer - https://www.cancer.org.br/blog/cancer-de-boca-tem-ate-80-de-cura/)

Para câncer de laringe - acima de 80% nos casos iniciais, sendo que, em 70%, a laringe é inteiramente preservada. (Fonte: resultados cirúrgicos dos principais serviços de cirurgia de cabeça e pescoço do Brasil)

Para câncer de pele - carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC) são as formas mais comuns do câncer de pele e têm 90% de chance de cura se forem identificados rapidamente. O melanoma é mais agressivo e sua taxa de ocorrência é menor, porém, pode se espalhar para outros órgãos caso seja detectado tardiamente. (Fonte: SBD - https://www.sbd.org.br/fique-atento-aos-possiveis-sinais-do-cancer-de-pele/)

error while rendering plone.comments