“NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”

CONTRAN APROVA TEMA DO MAIO AMARELO 2019: “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”

OBSERVATÓRIO e Anfavea estão juntas, mais uma vez, em campanha para a segurança viária

“NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” é o mote do Movimento Maio Amarelo para 2019, conforme aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) durante reunião realizada nesta quinta-feira (28/2). O mote sugerido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária também é de conhecimento da Associação Nacional de Detrans (AND), que o apresentou durante reunião geral. Os temas para as campanhas mensais sugeridas pelo OBSERVATÓRIO também foram aprovadas. Agora, o Contran encaminhará o mote e os temas das campanhas para publicação no Diário Oficial.

E por conta do período de Carnaval, o OBSERVATÓRIO e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)  divulgam simutaneamente em suas redes sociais, a partir desta sexta-feira (1º/3), uma campanha educativa para motivar atitudes seguras no trânsito como não dirigir depois de beber e não desrespeitar os limites de velocidade. Os teasers foram criados pela agência Atua, com realização da Anfavea e iniciativa do OBSERVATÓRIO. Em breve, novidades serão divulgadas.

“Agradecemos ao Contran, e ao presidente do Denatran, Jerry Adriane Dias Rodrigues, pelo apoio nas iniciativas por mais segurança no trânsito, a começar por aceitar nossa sugestão de tema para o Movimento Maio Amarelo. Isso demonstra o seu comprometimento em trabalhar para reduzir o número de mortes causadas pelos acidentes de trânsito”, ressalta José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

Campanhas educativas

Além do tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, a proposta enviada pelo OBSERVATÓRIO ao Contran também sugeriu os temas das Campanhas Educativas de Trânsito para 2019:

• Fevereiro – Os cuidados próximos às escolas.
  • Março – Por que dirigir sob efeito de drogas lícitas e ilícitas é perigoso?
  • Abril – Use o cinto corretamente e saiba a importância dele para salvar sua vida.
  • Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro.
  • Junho – Riscos de acidentes, como evitá-los?
  • Julho – A importância de equipamentos de segurança para moto e motociclistas (capacete, calçado).
  • Agosto – Comunicação em trânsito – A importância de ver e ser visto.
  • Setembro – Celular ao volante: por que não usar?
  • Outubro – Os limites de velocidade existem para lhe proteger.
  • Novembro – Ultrapassagens: como executá-las com seguranças.
  • Dezembro – Como dirigir em condições adversas? (chuva, neblina, queimadas)

Frases para as peças publicitárias

O Contran também definiu as mensagens a serem veiculadas nas peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins, no ano de 2019. As frases foram sugeridas pelo OBSERVATÓRIO. São elas:

• Faça a sua parte por um trânsito mais seguro.
  • Vamos juntos reduzir as mortes no trânsito.
  • No trânsito a vida é mais importante.
  • No trânsito, gentileza e segurança andam juntos.
  • Deixe a pressa de lado e dê valor à segurança.
  • Desconecte-se do celular e dê atenção ao trânsito.

Sobre o Movimento Maio Amarelo

Assim como em 2018, o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” escolhido para a sexta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para Ramalho, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça.

Abertura e encerramento do Movimento em 2019

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019 já tem data e local definidos: dia 24 de abril, em Vitória-ES. Já o encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28 de junho, em Natal-RN. Os eventos reunirão autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o país.

A premiação será dada às empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais disseminarem os conceitos e práticas propostas pelo Maio Amarelo. As ações devem estar direcionadas à conscientização para a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam.